terça-feira, 28 de julho de 2015

Palha Italiana: da tradicional à versão brasileira

Procurando um pouco a respeito da história da Palha Italiana, descobri que ela é uma nova versão do doce italiano salame di cioccolato (salame de chocolate). Um doce de chocolate com pedaços de biscoito e modelado no formato de salame, com uma receita bem simples e prática, equilibrada, com cremosidade e crocância ao mesmo tempo. 



Receita do salame di cioccolato (para 8 pessoas): 

  • 3 ovos 
  • 200g de açúcar  
  • 200g de manteiga sem sal  
  • 250g de chocolate meio amargo 
  • 1 pitada de sal 
  • 1 colher de chá de café solúvel 
  • 150g de biscoito maisena, aveia e mel ou maria 
  • 1 xícara de avelãs  

Modo de Preparo:  

     Torre as avelãs por 15 a 20 minutos em forno a 180 graus, sacudindo de vez em quando. Embrulhe-as em um pano de prato e esfregue-o entre as mãos para descascá-las.  Deixe esfriar. 
     Bata bem os ovos com o açúcar. Derreta o chocolate junto com a manteiga no microondas, ou em banho-maria e junte aos ovos. Adicione o café e o sal e bata mais um pouco. 

     Esmigalhe o biscoito e pique as avelãs grosseiramente. Misture-os na mistura de ovos e chocolate e embrulhe a mistura em um papel filme, enrolando-o como se fosse um salame. Deixe no congelador por 6 horas, depois disso mantenha na geladeira até a hora de servir. Corte em fatias grossas e sirva com chantilly ou sorvete. 



Como o povo brasileiro é muito criativo, surgiu então a Palha Italiana, uma mistura do nosso tradicional brigadeiro e biscoitos crocantes. O doce recebeu esse nome por conta de suas origens, ''Palha'' graças ao salame de cioccolatoe ''Italiana'' porque o doce surgiu na região sul do Brasil que foi povoado por italianos.  


Aí vai a receita tradicional da Palha Italiana:  


Ingredientes: 

  • 1 lata de leite condensado  
  • 1 colher de manteiga sem sal  
  • 4 colheres de achocolatado em pó ou chocolate em pó 
  • 1 pacote de biscoitos maisena  
  • Açúcar refinado para confeitar  

Modo de preparo: 

     Em uma panela, misture o leite condensado, o achocolatado e a manteiga. Leve ao fogo baixo e vá mexendo o tempo todo, pacientemente.Após uns 10 minutos, a massa do brigadeiro vai ter encorpado e vai começar a soltar do fundo da panela. Vai “soltar” mesmo, você vai ver! Assim que você perceber isso, desligue o fogo. Não demore nem um segundo porque quanto mais tempo você deixar, mais ela vai ficar “dura” e não é isso que a gente quer para esta receita. 
     Você também pode fazer o brigadeiro de microondas, mas não fique mexendo quando ele estiver pronto, para ficar mole.  
     Pique os biscoitos maisena para misturar no brigadeiro. Os pedaços podem ser bem miúdos ou maiorzinhos, para ficar mais crocante. Você pode começar a quebrar dando umas marteladas no pacote fechado, mas cuidado para ele não estourar! 
     Misture todos os biscoitos picados com o brigadeiro. Vá acrescentando e mexendo aos poucos, para ficar mais fácil. 
     Se quiser fazer palhas italianas quadradas, coloque sobre um tabuleiro quadrado (untado, para não grudar). Se ele for grande, use só um canto, senão as fatias vão ficar finas demais e impossível de manusear! 
     Depois de bem fria, corte quadrados do tamanho que desejar e passe no açúcar (palhas italianas quadradas com açúcar são as tradicionais).  


Depois de preparar essa delícia, é só reunir a família e saborear a popular Palha Italiana. 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Brownie: do surgimento à sua popularidade do Brasil

Brownie é um doce de chocolate típico da culinária dos Estados Unidos da América e pode considerar-se um biscoito feito num tabuleiro para bolos e partido em pequenos quadrados. É geralmente acompanhado por sorvete e tem pedaços de nozes na massa. 


O “Larousse Gastronomique” afirma que a primeira receita escrita de brownies apareceu no “The Boston Cooking-School Cook Book”, em 1896, mas eram biscoitos feitos com melaço; os brownies como os conhecemos hoje aparecem na edição de 1906 do mesmo livro. O nome, que também aparece no Sears, Roebuck Catalogue, refere-se aos duendes conhecidos com aquele nome, por causa da cor daqueles homenzinhos do folclore anglo-saxão. O nome teria sido tornado famoso depois da edição de “The Brownies, Their Book” por Palmer Cox, em 1887.




O brownie é feito tradicionalmente com apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Porém, com o tempo, outros ingredientes como nozes, castanhas e frutas secas foram sendo adicionados à receita, tornando-o ainda mais gostoso. 



Atualmente, o brownie é utilizado como lembrançinhas de aniversários e casamentos, substituindo perfeitamente o tradicional bem - casado.




O brownie também pode ser feito no palito e coberto com chocolate, de maneira bem divertida para as crianças se divertirem.